Entre nesse bonde!

Qualquer pessoa que deseje se defender dos abusos cometidos pelos donos dos ônibus, do metrô, do trem, pode participar dessa Campanha. A questão é simples: o preço tá caro e a qualidade tá ruim. Estamos aqui para desmascará-los, para denunciar suas mentiras e suas falcatruas com políticos. Queremos ter o direito real de ir e vir. Precisamos reagir ao roubo que sofremos todos os dias. Vamos até o fim com isso, porque a cidade precisa ser de todos!

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Para os ricos, tudo. Para os pobres, nada

A grande mídia falou muito de "caos aéreo". Aviões que se atrasam, vôos perdidos e qualidade ruim. Mas o que a grande mídia não falou é que são poucos os que andam de avião. A maioria do povo nunca entrou num aeroporto, mas entra todos os dias em transportes que passam por problemas muito piores do que os problemas vividos por quem costuma voar por aí.

Ônibus lotados, faltam linhas para os locais mais pobres, horas no ponto esperando a condução... Metrô lotado... Trem, esse nem se fala... E o valor das passagens?

A passagem de ônibus aumentou quase o dobro da inflação. O Metrô Rio é o mais caro do Brasil!!! E o trem? Justamente o transporte que atende pessoas de baixa renda foi o que mais aumentou nos últimos anos...

Mas por que aumentou tanto? A qualidade do transporte continua ruim e os salários de motoristas e cobradores continua baixo (aliás, alguns trocadores estão perdendo seu emprego)... Então, está claro que esse aumento só serviu para uma coisa: aumentar a taxa de lucro dos donos das empresas de ônibus, trem e metrô. E pode isso?

Na verdade, quem deveria controlar o preço das passagens são os governantes: a Prefeitura e o Governo do Estado. Afinal, transporte é um direito de todos! Mas tem caroço nesse angu... As empresas de ônibus jamais passaram por licitação para desempenhar o papel de fornecer transporte para a população. Elas foram escolhidas pelo Prefeito em uma canetada! E isso não está certo!

O Metrô Rio está se expandindo com novas estações, mas essas estações são feitas com dinheiro público! O lucro da venda de passagens, por sua vez, não fica com o povo. Fica nas mãos do Metrô. Aliás, um dos donos do Metrô é o Daniel Dantas, o banqueiro que controla o grupo Oportunity e que foi indiciado pela Polícia Federal na operação Satiagrarra.

É isso mesmo que você está pensando: estamos diante de uma verdadeira máfia! Mas não podemos deixar isso barato. Como dissemos antes, a grande mídia só fala de caos quando o caos é dos ricos, como foi o "caos aéreo". Precisamos falar do caos vivido por nós, trabalhadores. Afinal, se não fizermos nada, quem vai fazer por nós?

Já passou da hora de agir! Mande seu contato para cidadeemmovimento@yahoo.com.br e participe dessa campanha. Precisamos nos unir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário