Entre nesse bonde!

Qualquer pessoa que deseje se defender dos abusos cometidos pelos donos dos ônibus, do metrô, do trem, pode participar dessa Campanha. A questão é simples: o preço tá caro e a qualidade tá ruim. Estamos aqui para desmascará-los, para denunciar suas mentiras e suas falcatruas com políticos. Queremos ter o direito real de ir e vir. Precisamos reagir ao roubo que sofremos todos os dias. Vamos até o fim com isso, porque a cidade precisa ser de todos!

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Ato público marca os 50 anos da "Revolta da Cantareira" em Niterói

Manifestação liderada pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) marcou os 50 anos da "Revolta da Cantareira" com um ato público em frente à Estação Araribóia, no Centro de Niterói. O secretário estadual de Transporte, Julio Lopes, esteve no local, e qualificou a manifestação como um ato de partido e não da população. À noite, foi realizado outro ato de protesto na Estação da Praça XV, no Rio.

"Não acredito que a população ache que o serviço das barcas tenha piorado nos últimos dez anos. O governo, desde o primeiro dia, estuda e busca soluções para os problemas do transporte na cidade. O grupo de estudo criado pelo governador Sérgio Cabral está buscando soluções para os problemas enfrentados pelos passageiros, principalmente nos horários de pico. Este ato é somente política, não representa o interesse da população", disse Julio Lopes.

O deputado Marcelo Freixo, do PSOL, também esteve no ato em Niterói. Freixo, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alerj, não concordou com o secretário Julio Lopes sobre as melhorias no serviço das barcas. Deputado questiona uso de verba do governo para manutenção de barcas antigas.

"A manifestação é sim política porque defende o interesse do povo", rebateu o deputado do PSOL.

Devido ao mandado judicial enviado pela concessionária Barcas S/A ao PSOL, notificando que qualquer dano causado pela manifestação será cobrado do partido, um forte aparato policial foi montado com 17 agentes de segurança das polícias Civil e Militar, além de policiais à paisana do Serviço Reservado da Polícia Militar. O superintendente da empresa, Flávio Almada, esteve no local, mas não quis se pronunciar.

Número maior de usuários

No dia em que se completou 50 anos da Revolta das Barcas, os números do sistema mostram o quanto o serviço melhorou nos últimos anos. Só entre 2006 e 2008 foram 5,3 milhões de usuários a mais. O maior crescimento registrado desde que o serviço foi concedido. Em 2006, as barcas transportaram 19 milhões de passageiros. Em 2007, este número passou para 22 milhões, chegando em 2008 com 24 milhões.

O secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, lembrou ainda que, desde que assumiu a secretaria, determinou que a empresa tomasse uma série de medidas para melhorar o serviço, como a recuperação de cinco barcas que foram retiradas de circulação após uma série de incidentes ocorridos em 2007, e a instalação de postos de fiscalização em todas as estações e a inauguração de um Centro de Controle Operacional, que permite o acompanhamento via satélite de toda movimentação das embarcações na Baía da Guanabara e na de Angra.

"É evidente que o serviço prestado pela Barcas tem que melhorar, e muito. Não estou aqui defendendo a empresa, mas negar que tenha havido uma melhora no serviço é uma injustiça. E em havendo uma melhora no serviço, é natural que a demanda aumente. O que temos que fazer agora é investir em mais embarcações, para garantir uma viagem mais confortável", comentou o secretário.


Publicado em 22/05/2009 - O FLUMINENSE
http://www.ofluminense.com.br/noticias/218938.asp?pStrLink=2,76,0,218938&IndSeguro=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário